Após um ano e meio, Brasil terá protocolos científicos do governo para pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rubens Cavallari

Após mais de um ano e meio de falhas de coordenação e recomendações esdrúxulas por parte de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, que envolveram até o apoio à nebulização de cloroquina, procedimento que levou pessoas à morte, o Ministério da Saúde crê que terá em setembro um protocolo nacional oficial para o tratamento da Covid-19.

Elaborado por grupo liderado pelo médico Carlos Carvalho, professor da USP, esse guia será formado por protocolos específicos para as diferentes etapas de cuidados.

Como mostrou o Painel, Carvalho foi escolhido no final de março para coordenar o núcleo técnico para elaboração desse protocolo unificado de tratamento.

Em agosto e setembro, os cinco protocolos finais deverão ser apresentados à Conitec, comissão que analisa a incorporação de tecnologias no SUS. Eles abordam desde a fase pré-hospitalar até as sequelas do pós-Covid.

Os protocolos em conjunto, inclusive quatro que já foram aprovados, resultarão nessa linha de cuidados de pacientes com Covid.

Em maio, como adiantou a coluna, o grupo colocou em parecer que medicamentos como a hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros, como o remdesivir, não eram recomendados para tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19.

“A grande vantagem é ter uma diretriz”, diz Carvalho, que conta com a colaboração de dezenas de sociedades médicas e científicas na elaboração do trabalho.

“Debati muito com o ministro [Marcelo Queiroga] sobre isso. No Sul e Sudeste, a letalidade de pacientes intubados ficava abaixo de 60%. Em hospitais públicos, abaixo de 70%, nos privados, abaixo de 50%. No Nordeste, por exemplo, a letalidade chegava a ser superior a 90% em alguns lugares”, afirma Carvalho.

“Isso porque cada lugar fazia de uma forma. Multiplicamos o número de leitos de UTI e não conseguimos ter a mesma quantidade de profissionais treinados. É necessário dar um suporte, uma diretriz mínima de como agir com o paciente”, completa.

Os próximos protocolos a serem entregues pelo grupo coordenado por Carvalho tratam de tratamento pré-hospitalar; uso de sedativos, analgésicos e bloqueadores musculares durante ventilação; tratamento hemodinâmico e reposição de fluidos; diagnóstico e terapêutica da insuficiência renal; e pós-Covid e tratamento das sequelas após a alta.

O protocolo mais amplo, resultante dessas orientações específicas, poderá contribuir em breve, inclusive, caso o Brasil siga a tendência de países do hemisfério norte e enfrente aumento de casos com a disseminação da variante delta, analisa Carvalho.

“Historicamente, o Brasil está de seis a oito semanas atrás do que acontece no hemisfério norte, especialmente na Europa. De dez dias para cá, a variante delta vem crescendo e aparecendo como dominante na região”, diz o professor.

“Na Europa, tem aumentado o numero de casos, mas a letalidade continua baixa. No Brasil, talvez haja uma sobrecarga de casos, mas com o conhecimento nosso talvez a gente consiga tratar sem ter o aumento de letalidade. É com isso que estamos contando”, acrescenta.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf