Bia Kicis faz autocrítica sem perceber

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) tentou nesta quarta-feira, 7, sair em defesa do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliada incondicional, mas a tentativa soou contraditória considerando o perfil da parlamentar. “Contra fatos não há argumentos. Mas quem liga para os fatos? Nos tempos atuais o que se vê é que contra a narrativa, as fake news e as falácias dos que querem derrubar a qualquer custo o presidente Jair Bolsonaro. Fatos não importam”, escreveu no Twitter.

 

Tudo bem que contra fatos não há argumentos, mas o problema é a autora da mensagem, que é constantemente associada à divulgação de fake news, inclusive tendo sido alvo de um inquérito sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal.

Exemplos não faltam. Um levantamento feito pela agência de checagem de notícias Aos Fatos no final de 2020, por exemplo, a colocou como a quarta parlamentar que mais divulgava desinformação sobre a pandemia da Covid-19 – atrás apenas dos colegas Osmar Terra (MDB-RS), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP).

Em março deste ano, ela foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar uma indenização de 41,8 mil reais ao ex-deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por divulgação de fake news: no caso, tê-lo associado à tentativa de assassinato de Bolsonaro por Adélio Bispo durante a eleição de 2018.

Em maio deste ano, ela compartilhou um vídeo no qual uma mulher que aparece empunhando um fuzil e dançando funk era apresentada como sendo a mãe de um dos suspeitos mortos em operação policial no Jacarezinho, o que não era verdade.

Enquanto produz e compartilha fake news, Bia Kicis, por outro lado, é segundo a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), uma das parlamentares que mais movem processos contra a imprensa profissional.

Politicamente, Bia Kicis se projetou defendendo pautas ideológicas como a “escola sem partido”, que denuncia uma suposta doutrinação ideológica comunista nas salas de aula, e agora tem como principal bandeira a defesa do voto impresso – que, claro, vem acompanhada de fake news sobre as urnas eletrônicas.

Ou seja, Bia Kicis tem todo o direito de defender o presidnete, mas tem poucos argumentos para posar como defensora de fatos e contra fake news.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf