Bolsonaristas usam robôs em busca de vitimização de Bolsonaro
Foto: Reprodução
Perfis de políticos bolsonaristas e apoiadores vêm usando o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro para gerar um engajamento político a favor do chefe do Executivo na internet. Além de subirem hashtags como “#Adélio” e “#QuemMandouMatarBolsonaro”, mencionando o episódio da facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha de 2018, foi identificado o uso de robôs para gerar um engajamento artificial em torno do tema.
Segundo a plataforma BotSentinel, serviço que identifica contas administradas por robôs no Twitter, foram identificados 45 bots postando a #OremPeloPresidente. A mensagem começou a ser usada por internautas após a notícia de que o presidente seria transferido de Brasília para São Paulo para a realização de exames médicos sobre a necessidade de uma cirurgia de emergência para desobstrução de intestino.
I have identified 45 tweets mentioning #OREMPELOPRESIDENTE that were tweeted by inauthentic accounts. More information here: https://t.co/E5MBaNCDfC
— Bot Sentinel (@BotSentinel) July 15, 2021
Uma das primeiras contas a se referir ao episódio da facada foi a do próprio presidente Bolsonaro. “Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil”, escreveu o presidente, na sequência publicando uma foto sua na maca do hospital gerando grande repercussão nas redes.
– Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 14, 2021
Na manhã desta quinta-feira, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) publicou que o presidente havia acordado bem e que talvez não precise de cirurgia. No fim da mensagem incluiu a tag “#QuemManouMatarBolsonaro”.
Presidente @jairbolsonaro evoluiu para melhor, acordou bem disposto e, a continuar assim, não precisará fazer cirurgia! Obrigado a todos pelas orações!#QuemManouMatarBolsonaro
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 15, 2021
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf