Braga Netto não quis ameaçar o Congresso e, sim, o STF
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foram os ministros do Supremo Tribunal Federal e do TSE —e não o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP)— os reais destinatários da ameaça feita pelo general Walter Braga Netto de que não haveria eleições em 2022 sem o voto impresso.
Conforme revelou na semana passada o Estadão, Braga Netto reuniu-se no início do mês com um interlocutor — que hoje se sabe ser o senador Ciro Nogueira— e incumbiu-o de enviar seu recado-ameaça “a quem interessar possa”. O recado passou por Lira, que se encarregou de vazá-lo, mas alcançou também seus alvos originais, entre eles, os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, de quem Ciro Nogueira é próximo.
No dia 30 de junho, pouco antes da ameaça do militar, o jornal O Globo havia publicado que três ministros do STF —Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre Moraes— estavam promovendo reuniões com congressistas para tentar esvaziar o projeto do voto impresso que tramita na Câmara dos Deputados. Barroso é também o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Bolsonaro demonstrou ter lido a reportagem. No dia seguinte à sua publicação, disse a apoiadores no Palácio da Alvorada: “Tem uma articulação de três ministros do Supremo para não ter o voto auditável. Se não tiver, eles vão ter que apresentar uma maneira de termos eleições limpas. Se não tiver, vamos ter problemas no ano que vem”.
Uma semana depois, mapeamentos mostravam uma virada no placar da comissão no Congresso que analisa a criação do voto impresso e antes havia se mostrado majoritariamente a favor da iniciativa. O Palácio do Planalto atribuiu a mudança de cenário à articulação promovida por Barroso, que Bolsonaro chamou de “imbecil e idiota”.
Nem o ministro Barroso e nem o Supremo foram mencionados na nota que o general Braga Netto leu no dia 9 na tentativa de “desmentir” a ameaça de interferir nas eleições revelada pelo Estadão. Um integrante da cúpula das Forças Armadas, porém, garante que foi para os membros da Corte que o general endereçou a última linha de sua nota: “A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”.
O “parlamento brasileiro” não é problema para Bolsonaro.
Quando ele asperge perdigotos golpistas, bravateia colocar nas ruas o “seu” Exército e sacode no ar a própria interpretação do artigo 142 da Constituição, o alvo é sempre o STF. A quimera do “cabo e do soldado” fechando a Corte nunca foi exclusividade, nem invenção, do deputado Eduardo Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf