
Ciro Nogueira quer posse espalhafatosa na Casa Civil
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Tão logo desembarcou, ontem, no Brasil, de volta de férias no México interrompidas pelo convite do presidente Jair Bolsonaro para que assuma a chefia da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disparou telefonemas a amigos e aliados dando conta do que pretende fazer. Estava com todo o gás.
Sua preocupação inicial é com a solenidade de posse que deverá acontecer ainda esta semana depois de encontrar-se, possivelmente hoje, com o presidente. Nogueira não quer que seja uma posse qualquer, dessas limitadas ao novo ministro que chega e a funcionários do Palácio do Planalto mobilizados às pressas.
Se depender apenas dos seus esforços, será uma posse ostentação, com a presença do maior número possível de pessoas que ele tratará de arrebanhar, e seguida no mesmo dia por uma dezena ou mais de jantares em Brasília. Ele fará questão de comparecer a todos na impossibilidade de um só abrigar tanta gente.
Não faltará plateia para o novo inquilino do quarto andar mais ambicionado da República, um acima daquele onde despacha o presidente. O olfato de Brasília é suficientemente apurado para identificar quem deve ser prestigiado ou não. Quando quer, o chefe da Casa Civil só manda menos do que o presidente.
E Nogueira quer mandar. E seus colegas do Centrão esperam que mande muito para que possam também se beneficiar disso. O clima lhe é plenamente favorável. Um dos colegas, ouvido por este blog, resumiu assim o que se espera de Nogueira: “É preciso pôr o urso na jaula, e essa será a principal missão do ministro”.
O urso, no caso, seria Bolsonaro, que como candidato a presidente disse que o Centrão era “a nata” do que havia de pior no Brasil, e que agora diz que sempre foi Centrão e que dele nasceu. No encontro com Bolsonaro, se necessário, Nogueira reafirmará o que já lhe disse antes por telefone à beira-mar plantado no México.
“Não dá mais para ficarem esses generais falando de política”, comentou Nogueira. Bolsonaro respondeu: “Na sua volta, conversaremos a respeito”. A reclamação tinha como alvo os generais Braga Netto, ministro da Defesa, e Luiz Eduardo Ramos, “atropelado por um trem” ao saber que perdera a Casa Civil.
Ramos será transferido para a Secretaria do Governo, que era do deputado Onyx Lorenzoni, que por sua vez irá para o Ministério do Trabalho e Previdência, que havia sido extinto. O ministério fora reduzido a uma secretaria para reforçar o poder de Paulo Guedes, ministro da Economia. O “efeito Nogueira” não fará bem a Guedes.
O Centrão já tem um nome para substituir Guedes se ele cair fora: Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, a presença mais assídua nas lives de Bolsonaro. Guimarães é tido pelo Centrão como “um bom palanqueiro”, afinado com a ideia de que vale gastar mais para evitar uma derrota ano que vem.
Bolsonaro considera-se um estrategista de mão cheia. Enquanto os outros jogam damas, ele joga xadrez. Rendeu-se ao Centrão “para salvar o governo”, como afirmou a assessores. Uma vez chamado a prestar serviços ao país, o Centrão nunca se nega. Só não lhe dê motivo para ir embora, porque ele irá.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf