Coronavírus assola a China como nunca antes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Kevin Frayer/Getty Images

Um novo surto de Covid-19 na China iniciado na cidade de Nanjing já se espalhou para cinco províncias da capital, Pequim, naquele que a mídia estatal chama de o pior contágio desde Wuhan. Desde 20 de julho, quando surgiu o primeiro caso, detectado no aeroporto, 200 novos registros já foram feitos.

Todos os voos do aeroporto de Nanjing estão suspensos até o dia 11 de agosto e as autoridades começaram a testagem em massa. Segundo a mídia local, todos os 9,3 milhões de residentes serão testados.

Publicações nas redes sociais mostravam grandes filas de espera para a realização dos exames ao mesmo tempo que o governo reforça a manutenção das medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social. Autoridades de saúde do país dizem que a variante Delta é a grande responsável pelo novo surto e que os casos se espalharam devido ao grande fluxo de pessoas no aeroporto.

Segundo um oficial de saúde de Nanjing, o contágio pode ter tido início com limpadores que trabalhavam em um voo que chegou da Rússia no dia 10 de julho e que, segundo a imprensa, não cumpriram os protocolos sanitários.

O Partido Comunista Chinês repreendeu a administração do aeroporto, alegando que houve falta de supervisão e administração pouco profissional. Dados do governo apontam que o vírus já se espalhou para 13 cidades, incluindo a capital Pequim. Apesar disso, especialistas afirmam que o surto deverá ser facilmente controlado, uma vez que está em estágios iniciais.

Oficiais da cidade afirmaram que sete pessoas estão em situação crítica e que nenhuma morte foi registrada. A nova crescente de casos reacende o debate da eficácia da vacina chinesa contra a nova variante do coronavírus. Ainda não está claro se os infectados receberam as doses do imunizante. Vários países do Sudeste Asiático que dependem das vacinas chinesas anunciaram recentemente que irão procurar outros fabricantes.

Até o momento, a China conseguiu manter o vírus sob controle, fechando fronteiras e agindo rapidamente para controlar eventuais surtos locais.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf