Covid volta a disparar na Europa
Foto: STRINGER / REUTERS
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Enfermidades (ECDE, sigla em inglês) prevê, em projeções publicadas nesta sexta-feira, que o número de novos casos de coronavírus na União Europeia (UE) e na Noruega e na Finlândia — que não são membros do bloco — podem chegar a 420 por cada 100 mil habitantes na semana que termina em 1º de agosto, um aumento de cinco vezes comparado com os 90 da semana entre 5 e 11 de julho. Para a semana que termina em 8 de agosto, o centro espera um salto ainda maior, de 620 novos casos para cada 100 mil habitantes.
Essas projeções, que por hora são hipóteses, igualariam a média de casos registrados de setembro a dezembro de 2020 e em abril de 2021, quando foram detectados surtos de contaminação pelo novo coronavírus no continente.
Para o ECDC, o número de internações aumentará, mas não de forma tão significativa, graças à vacinação. Sobre a proteção, o ECDC calcula que 63% da população da UE com mais de 18 anos alcançada pelos estudos já recebeu, ao menos, uma dose do imunizante, enquanto 48% já tomaram as duas doses até 11 de julho.
Ainda é possível, segundo o estudo, que o número de mortos supere os 10 por cada 100 mil habitantes, ultrapassando o índice de 6,8 da semana passada.
A tendência de contaminação está em alta em dois terços dos 30 países pesquisados pela agência europeia, e o aumento dos casos ocorre em sua maior parte entre os jovens de 15 a 24 anos.
Espanha e Portugal, que têm as temporadas de turismo afetadas pelo avanço do contágio, estão na categoria que demanda “alta preocupação”. Já Holanda, Luxemburgo, Malta e Chipre estão no grupo que gera “preocupação moderada”. Os outros 24 representam um risco menor, mas sua situação também é de alerta.
Na semana passada, de 5 a 11 de julho, o número de novos casos na UE aumentou 60% devido à “flexibilização das medidas sanitárias e ao avanço da variante Delta”, segundo a agência; Em junho, a ECDC, com sede em Estocolmo, previu que esta variante representará cerca de 90% dos novos casos na Europa até o fim de agosto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf