CPI quer afastar Capitã Cloroquina do Ministério da Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta quarta-feira (28) em entrevista à GloboNews que a comissão pedirá o bloqueio de bens de duas empresas de Francisco Maximiano: a Precisa Medicamentos e a Global.

A Precisa intermediou a compra, pelo governo, de doses da Covaxin, vacina contra a Covid-19 produzida na Índia. Há várias suspeitas de irregularidades na negociação, investigada pela CPI, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União. O imunizante é desenvolvido pelo laboratório Bharat Biotech, que encerrou as negociações com a Precisa.

“Deliberamos um conjunto de convocações e medidas judiciais. Iremos requerer, nesta sessão deliberativa de terça [3 de agosto], o bloqueio dos bens da Precisa medicamentos e o bloqueio dos bens da Global. É um requerimento que iremos colocar em apreciação na terça-feira”, afirmou Randolfe.

O vice-presidente da CPI deu a declaração após ter participado de uma reunião virtual do grupo majoritário da CPI, na qual os senadores discutiram votações de requerimentos e definiram o cronograma das próximas semanas. Segundo Randolfe, os requerimentos serão votados na próxima terça-feira (3).

Ainda na entrevista à GloboNews, Randolfe afirmou que pedirá o afastamento da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, enquanto durar a CPI. Segundo o vice-presidente da comissão, há indícios de que ela atuou para “obstruir as investigações”.

“Ela tem reiteradas vezes acionado judicialmente a CPI no sentido de intimidar, inibir as investigações que estão em curso. Isso equipara-se à obstrução às investigações”, afirmou Randolfe. “Tem vídeos que comprovam claramente que Mayra procurou manipular informações. Ela está em função pública manipulando informações”, completou.

Agenda
Otto Alencar (PSD-BA), também integrante da CPI, afirmou ao G1 que a agenda da comissão na próxima semana prevê os seguintes depoimentos:

3 de agosto: reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador da entidade Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah);
4 de agosto: Francisco Maximiano, sócio-presidente da Precisa Medicamentos;
5 de agosto: Tulio Silveira, representante jurídico da Precisa Medicamentos.
Ainda segundo Otto Alencar, no dia 12 de agosto, a CPI deve ouvir o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Otto disse também que a CPI pode votar a realização de uma audiência com o embaixador do Brasil na Índia para tentar colher mais informações da negociação entre Precisa e a Bharat Biotech.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf