CPI vai interrogar dono de empresa que ia superfaturar Astrazeneca
Foto: Reprodução
A cúpula da CPI da Covid quer ouvir o representante da Davati Medical Supply no Brasil, Cristiano Carvalho, ainda nesta semana. Senadores apuram o papel de Carvalho em uma suposta operação orquestrada para tentar desmoralizar os trabalhos da comissão.
A ideia do grupo é votar o requerimento de convocação nesta terça-feira (6) e marcar o depoimento para a próxima sexta (9).
O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), suspeita que o empresário Cristiano Carvalho possa ser o agente escalado por algum grupo para tentar desmoralizar os trabalhos de investigação da comissão e os depoimentos dos irmãos Miranda. Por isso, defende que a CPI ouça Carvalho o mais rápido possível.
Senadores da cúpula da comissão avaliam que o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais ouvido na semana passada, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, não teria a “esperteza” e o “preparo” para ser o mentor da operação.
Ao depor, Dominguetti apresentou um áudio do deputado Luís Miranda (DEM-DF) em que o parlamentar estaria, supostamente, negociando vacinas. Ainda durante o depoimento, ficou provado que o áudio era de setembro de 2020 e, na verdade, tratava da compra de luvas cirúrgicas.
O próprio Dominguetti disse que pode ter sido “induzido a erro”, mas afirmou que recebeu o áudio de Cristiano Carvalho. E negou, sob juramento, que estivesse errando de propósito para incriminar alguém.
O deputado Luís Miranda e seu irmão – o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda – se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro em 20 de março e, segundo afirmam, relataram pressões dentro do ministério para viabilizar uma antecipação de US$ 45 milhões no contrato da Covaxin, valor não previsto anteriormente no acordo comercial.
Desde então, os irmãos viraram alvo de ataques de bolsonaristas.
Dominguetti foi ouvido na CPI por causa de suas denúncias de que, durante negociação para venda de 400 milhões de doses da Astrazeneca por intermédio da Davati, assessores do Ministério da Saúde teriam cobrado US$ 1 por dose de vacina negociada.
Ele repetiu as acusações em seu depoimento, mas não esclareceu de onde viriam as vacinas. A Astrazeneca, responsável pela produção das doses, diz que não tem representante no Brasil e não está vendendo o imunizante para o setor privado.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf