Damares mostra que anistia só vale para militares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) indeferiu mais 80 pedidos de anistia. Entre os que tiveram as solicitações recusadas está Elmar Soares de Oliveira, que morreu em 2006. Ele protagonizou o primeiro sequestro de avião comercial no Brasil, em 1969.

Elmar e outros militantes do MR-8, organização da luta armada contra a ditadura militar, tomaram um avião Caravelle na rota do Rio de Janeiro para Manaus e desviaram para Cuba, onde aterrissaram.

Em reportagem da época do Correio da Manhã, Elmar é descrito como alagoano de Maceió e estudante de Odontologia. Cinéfilo e participante do movimento dos cineclubes, criou o Fotograma, grupo de cinema de animação que atuava no MAM-RJ.

“Elmar Soares de Oliveira é aparentemente um tipo cuja preocupação se resume em cinema e arte. Possui diversos projetores e filmadoras e é muito ligado a pessoas que se interessam por cinema. Mas por trás do cinematografista esconde-se um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa. Em sua residência foi encontrado material explosivo e outros pertences para fabricação de bombas”, diz a reportagem do Correio da Manhã, reproduzindo texto de autoridades militares.

Por ter amizade com Elmar, o cineasta Silvio Tendler tornou-se alvo de inquérito policial militar sobre o seqüestro do avião na época, do qual se livraria posteriormente.

Em 2011, Elmar foi homenageado por moção de aplausos do então deputado estadual do Rio Marcelo Freixo (hoje no PSB) na Assembleia Legislativa do Rio.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf