Desesperado, Ciro apoia ideias de Bolsonaro em busca de votos à direita
Foto: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Quando Ciro Gomes (PDT) vai às redes sociais atacar Lula (PT), tratando ele como chefe da corrupção no Brasil, tem uma estratégia.
É o mesmo plano que leva Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, a defender o “voto impresso auditável”, aquela patetice bolsonarista que não deve prosperar.
Existe uma regra básica em estratégia política que tem a ver com psicologia. Quando se precisa tomar os eleitores de alguém, você não critica o que ele defende, você critica ele, enquanto defende as mesmas bandeiras.
É uma forma de se tornar simpático ao público específico e fazer o adversário derreter.
O problema é que você precisa ter um mínimo de consistência para defender bandeiras que você nunca defendeu.
Ciro Gomes criticar Lula depois de ter sido ministro em governo do PT, depois de ter passado anos ligando a própria imagem ao ex-presidente e ter alianças com o PT em seu estado, o Ceará, é algo questionável.
Mas ainda pode ser usado com o argumento, cínico, de que, por estar próximo, tem propriedade.
Mais difícil é Lupi dizer que o PDT defende voto impresso auditável há décadas. É mentira.
Acontece que na eleição municipal de 2000, no Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que já havia sido governador, tentou se eleger prefeito e terminou a disputa em quarto lugar, com 9%.
Não aceitou o resultado e acusou a urna, ao invés da falta de votos.
Depois disso, o PDT voltou a criticar as urnas somente agora, 21 anos depois.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf