Em nota, PT diz que milicos não podem intimidar Senado
Foto: Evaristo Sá/AFP
O Diretório Nacional do PT classificou a reação do Ministério da Defesa e dos comandantes das Forças Armadas às falas na CPI da Pandemia como expedientes feitos para intimidar e blindar as investigações contra o governo de Jair Bolsonaro.
Segundo a legenda, não cabe aos militares se comportarem como um “partido político” e tampouco atuarem para tutelar o estado democrático de direito garantido pela Constituição.
“Crimes cometidos contra a população têm de ser apurados, quer tenham sido cometidos por civis ou por militares, pois todos são iguais perante a lei”, diz nota assinada pelo diretório nacional e pela bancada do partido no Senado, divulgada na tarde desta quinta-feira, 8.
Para o PT, a manifestação das Forças Armadas em relação a questões políticas internas do legislativo federal é parte do “projeto autoritário de Bolsonaro” e suas constantes ameaças à democracia no país.
“Ao estimular manifestações como esta por parte dos comandantes, Bolsonaro investe cada vez mais na indisciplina, na insubordinação e na politização inconstitucional tanto das Forças Armadas quanto das Polícias Militares e outras corporações”.
O partido, por fim, defendeu a legitimidade do Senado em conduzir a CPI da Pandemia e pediu que as forças democráticas brasileiras denunciem e repudiem a atitude dos militares.
Em nota divulgada na quarta à noite, em reação a uma fala do presidente da CPI, Omar Aziz, o ministério da Defesa e os chefes das forças afirmaram que não iriam “tolerar ataques levianos” dos parlamentares.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf