Empresário bolsonarista investigado pelo STF se alia a Jefferson
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Investigado em inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre propagação de notícias falsas e financiamento de atos antidemocráticos, o empresário Otávio Fakhoury, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, entrou na política partidária e assumiu nesta semana a presidência estadual do PTB. Embora diga que não é um “político profissional”, ele não descarta disputar um cargo eletivo no ano que vem.
Segundo Fakhoury, só em São Paulo a executiva nacional petebista, comandada pelo ex-deputado Roberto Jefferson, “derrubou” o comando de mais 300 diretórios municipais petebistas não alinhados com o Planalto.
Empresário do ramo imobiliário, Fakhoury começou sua militância no grupo Vem Pra Rua em meio às manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016. Ele admite que chegou a ajudar financeiramente alguns grupos, mas nega que tenha patrocinado atos antidemocráticos contra o STF. “Nem conheço a Sara Giromini (uma das pessoas que lideram atos e ataques ao Supremo). Não sou extremo. Não sabia isso dos integralistas. Nem conheço eles”, disse o empresário ao Estadão.
Fakhoury assumiu sua nova função com um discurso afinado com o presidente da República: defesa de medicamentos contra covid-19 sem eficácia comprovada, relativização da vacina – que, segundo ele, é “experimental” – armas, voto auditável, “direito à vida” e rejeição radical à esquerda.
No entanto, quando questionado sobre a contradição entre o discurso de Bolsonaro em 2018 contra o Centrão e a chegada do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), expoente do grupo, à Casa Civil, o empresário desconversa. “O presidente tentou fazer o menor número possível de concessões em 2018, mas não conseguiu. Quem governa sem o Congresso é ditador. Sem um acordo republicano com o centro não dá para governar”, afirmou. Ele cobra, no entanto, que Bolsonaro exija contrapartidas, como a aprovação no Congresso do voto impresso.
Sobre a estratégia política para o ano que vem, Fakhoury deixou claro que a prioridade do PTB será fazer uma composição com Bolsonaro, ou mesmo receber o eventual candidato a governador de São Paulo escolhido por ele. Em troca, indicaria um nome para vice-governador ou senador. Ele sondou Abraham Weintraub, Ricardo Sales, Felipe Sabará e Luiz Philippe de Orleans e Bragança para ingressarem na legenda.
Dono da EEPOF Empreendimentos e Participações Imobiliárias, Fakhoury disse que em breve vai anunciar “novidades” sobre seus planos de montar uma rede de comunicação conservadora de direita no Brasil.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf