Militares teriam procurado parlamentares para minimizar nota golpista
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom – 24.fev.2021/Agência Brasil
Na mesma noite em que o Ministério da Defesa divulgou nota pública em reação ao senador Omar Aziz (PSD-AM), integrantes das Forças Armadas entraram em contato com parlamentares governistas e de oposição para evitar que a manifestação crie um degaste institucional na relação com o Senado Federal.
Segundo relatos feitos à CNN, generais da ativa telefonaram para senadores na quarta-feira (7) para esclarecer que o posicionamento público foi um episódio pontual, uma crítica a uma declaração do presidente da CPI da Pandemia, e não um ataque ao Senado Federal.
No comunicado, o Ministério da Defesa ressaltou que Aziz “desrespeitou” os militares e “generalizou esquemas de corrupção”. “Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável”, registrou a nota pública.
Em sessão na quarta-feira (7), Omar Aziz disse que “os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo”.
Segundo relatos de auxiliares presidenciais, o comunicado público teve respaldo do Palácio do Planalto para ser divulgado. O tom adotado na nota, no entanto, dividiu militares do governo. Para alguns militares palacianos, era necessário um posicionamento em defesa das Forças Armadas, mas as críticas feitas a Omar Aziz foram, na avaliação deles, exageradas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf