Pedido de CPI da rachadinha é protocolado no Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou ontem requerimento para solicitar a criação da CPI da “Rachadinha”. O objetivo é investigar um suposto envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro em um esquema ilegal de entrega de salários de assessores na época em que ele era deputado federal. Para que a comissão parlamentar de inquérito saia do papel, é necessário o apoio de pelo menos 27 senadores.

Ao Valor, Vieira disse que pretende aproveitar a semana de esforço concentrado – em que serão analisadas indicações de autoridades pelo governo – para conseguir o número de assinaturas necessárias para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), determine a instalação do colegiado.

A iniciativa do senador é uma reação às gravações publicadas pelo site UOL, nas quais a fisiculturista Andrea Siqueira Valle, irmã de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro, afirma que o presidente demitiu André Siqueira Valle, seu irmão, porque ele se recusou a devolver a maior parte do salário como assessor. Ao UOL, o advogado Frederick Wassef, falando como representante legal do presidente, afirma que os fatos narrados por Andrea seriam “narrativas de fatos inverídicos, inexistentes”.

As informações do portal apontam para o envolvimento direto do presidente no esquema, que teria ocorrido em seus mandatos como deputado federal entre 1991 e 2018. O primogênito do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) já é investigado por acusação análoga quando era deputado estadual.

No requerimento, o senador do Cidadania atribuiu a Bolsonaro o que chamou de “potencial conduta criminosa” e destacou que a suposta prática de rachadinha configura “peculato, concussão ou corrupção passiva, havendo discussão doutrinária sobre a tipificação mais adequada, podendo inclusive configurar-se organização criminosa”.

Paralelamente, o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), defendeu que o colegiado aprove a convocação da ex-cunhada de Bolsonaro, mesmo não havendo um nexo entre o suposto esquema na Câmara dos Deputados e os assuntos investigados pela comissão em funcionamento no Senado.

“É fundamental a CPI convocar Andrea Valle, ex-cunhada de Bolsonaro. Ela pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal. Como se sabe, Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro um influente filtro de indicações”, escreveu Renan nas redes sociais.

Segundo a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), os áudios revelados pelo UOL também reacenderam a esperança de deputados de partidos da oposição pela instalação de uma CPI da Rachadinha na Câmara dos Deputados. Apresentado em março, o requerimento pela instalação da comissão conta com apenas 64 assinaturas das 171 necessárias. Segundo o “Jornal Nacional” da TV Globo, o Psol protocolou pedido de investigação na Procuradoria da República no Rio de Janeiro, mas o presidente não pode ser investigado por supostos delitos cometidos antes de seu mandato, conforme dispõe o parágrafo quarto do artigo 86 da Constituição.

Valor Econômico

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf