PGR pede arquivamento de inquérito contra Renan

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de um dos inquéritos contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), envolvendo suspeitas de repasses ilícitos relacionados à obra da hidrelétrica de Belo Monte. Na manifestação, a PGR aponta que o relatório final da Polícia Federal, produzido após cinco anos de investigação, não encontrou nenhuma prova contra o senador emedebista.

O pedido de arquivamento foi enviado ao ministro Edson Fachin. A jurisprudência do STF é que um pedido de arquivamento feito pela PGR deve ser acolhido pelos ministros.

“Com efeito, todas as diligências indicadas pela Procuradoria-Geral da República e autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal foram cumpridas, não havendo mais linha investigativa a se seguir no ponto. A única providência a ser tomada em relação aos fatos delituosos atribuídos ao senador da República Renan Calheiros é o arquivamento da apuração”, escreveu a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo.

Ela cita que, no relatório conclusivo de 61 páginas, a PF “sequer mencionou eventual participação” de Renan nos fatos investigados.

A hipótese da investigação era que empreiteiras pagaram propina ao MDB e ao PT em troca da obtenção do contrato para construção de Belo Monte. A força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba chegou a apresentar denúncia contra o ex-senador Edison Lobão (MDB-MA) após encontrar indícios de que seu filho Márcio Lobão captou recursos com as empreiteiras envolvidas em Belo Monte. Parte da investigação ainda tramitava no STF porque envolvia senadores com foro privilegiado.

A defesa do senador afirma que, com esse arquivamento, restam sete inquéritos em tramitação contra ele, e diz que também aguarda seu arquivamento.

“Este caso foi mais um dos absurdos de denúncias sem prova e perseguição e abusos de membros do Ministério Público Federal contra o senador Renan Calheiros. Tanto que, de 32 investigações, restam apenas 7, que também serão arquivadas por serem ineptas”, afirmou em nota a assessoria de imprensa de Renan.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf