Precisa teme prisão de diretora pela CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira / Marcos Oliveira/Agência Senado

A defesa de Emanuela Medrades, diretora da Precisa Medicamentos, pediu nesta terça-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba a CPI da Covid de decretar uma eventual ordem de prisão. O pedido foi feito depois que o depoimento de Medrades foi suspenso – ela não respondeu às perguntas feitas pelos senadores.

Medrades chegou ao Senado amparada por um habeas corpus concedido nesta segunda-feira pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, autorizando que ela ficasse em silêncio para não produzir provas contra ela mesma. Ao interromper a sessão, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que encaminharia um pedido de esclarecimento sobre a extensão da medida dada por Fux, responsável pelo plantão do Supremo.

No pedido feito ao STF, os advogados da diretora da Precisa Medicamentos afirmam que cabe à depoente julgar o que pode incriminá-la ou não, e pedem para que fique explícito na decisão de Fux que compete a ela fazer a análise sobre as perguntas.

“Caso a Comissão opte por interpretar que a postura de se calar perante determinada pergunta configure descumprimento da presente decisão, nos termos da mais pacífica jurisprudência dos Tribunais, que seja vedado aos parlamentares a ordem de prisão em flagrante, diante do subjetivismo dessa análise, cabendo à CPI, se assim o entender, oficiar autoridades investigativas, para instalação de inquérito e apuração da ocorrência ou não de crime de falso testemunho ou desobediência”, afirmam.

Em recurso de embargos de declaração encaminhado ao STF após o depoimento de Emanuela, a CPI da Covid pediu para que Fux deixe claro no Habeas corpus concedido à diretora da Precisa quais são as consequências jurídicas caso ela também não responda às perguntas de ordem técnica, que não gerem risco à diretora.

No início da tarde desta terça, Fux falou com senadores por telefone e explicou que sua decisão dá a Emanuela o direito de não se autoincriminar, mas que não isentou a diretora de responder sobre terceiros. Segundo o GLOBO apurou, o presidente da Corte ainda afirmou aos senadores que a CPI tem autoridade própria.

O presidente do Supremo, porém, ainda não emitiu uma decisão oficial sobre os dois pedidos. A expectativa é de que uma decisão saia ainda nesta terça-feira.

Emanuela é responsável técnica da empresa Precisa Medicamentos, que representa no Brasil o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e apontada como uma das pessoas que negociaram a importação do imunizante junto ao Ministério da Saúde.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf