
Apoio a Bolsonaro e extremismo estão desmoralizando Forças Armadas
Foto: Reprodução/ Veja
Não foi por falta de aviso. Já é possível ver os danos causados pelo envolvimento direto das Forças Armadas com o governo Jair Bolsonaro. Pesquisa do PoderData divulgada na última semana mostra que a avaliação do trabalho dos militares piorou.
Segundo o levantamento, 29% dos entrevistados considera o trabalho das Forças Armadas ruim ou péssimo. Em abril, esse índice era de 18%. Ao mesmo tempo, o percentual de pessoas que avalia o trabalho dos militares como ótimo ou bom caiu de 39% em abril para 30% em agosto.
É impossível não relacionar esses resultados com a ligação dos militares ao presidente encrenqueiro. Como esta coluna já avisou inúmeras vezes, quando as Forças Armadas deixam de ser uma instituição de Estado para se tornar uma instituição de governo, o resultado não pode ser bom.
Bolsonaro construiu sua caminhada até a presidência vinculando sua imagem à dos militares e ninguém tentou impedir isso. Como um parasita, o presidente continua tentando usar a boa imagem do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para se promover.
O problema é que essa boa imagem e essa credibilidade estão finalmente começando a diminuir. O desfile de blindados realizado no início de agosto, por exemplo, mostra como os militares se deixaram politizar e o brasileiro está vendo isso.
Pela pesquisa, também é possível ver que o apoio às Forças continua grande entre os apoiadores do presidente, comprovando, mais uma vez, o vínculo de um com o outro.
Entre os que consideram o trabalho do presidente ótimo ou bom, 70% dizem o mesmo sobre os militares. Entre os que avaliam o trabalho de Bolsonaro como ruim ou péssimo, 49% também avaliam de forma negativa o trabalho das Forças Armadas.
É uma pena que instituições permanentes se curvem às vontades de um governo, que é passageiro. Até o fim do mandato de Bolsonaro, essa avaliação deve cair ainda mais se o relacionamento continuar como está. No dia 7 de setembro, o brasileiro deve ter mais uma prova de que os militares abriram suas portas para o governo e não pretendem fechá-la tão cedo. O sinal que deram de suspender o desfile já é bom, pelo menos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf