Apoio a voto impresso expõe derrocada do PSDB
Foto: Pablo Valadares/Câmara
Os recentes votos de parlamentares tucanos na contramão de posições históricas do PSDB são apenas a parte pública da avassaladora crise de identidade e de valores que acomete o partido. Sob o ocaso das antigas lideranças, os bastidores tucanos viraram de vez uma terra de ninguém onde as leis da conveniência pessoal e da sobrevivência política imperam.
É nesse clima de traições e puxadas de tapete que o partido tenta realizar suas prévias presidenciais, enquanto um grupo ligado a Aécio Neves (MG) trabalha por fora contra a candidatura própria. Essa mesma ala tucana, por exemplo, não descarta ajudar a construir a opção Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ao Planalto.
Um dos motivos do boicote ilustra à perfeição a estreiteza política de alguns líderes tucanos: o suplente de Pacheco no Senado, Renzo Braz (PP-MG), é muito próximo de Aécio.
Outro motivo: a construção de aliança que inclua o DEM, atual partido de Pacheco, e o PSD, provável destino do presidente do Senado se ele aceitar concorrer ao Planalto.
Quem trabalha por esse arranjo investe forças e recursos nas prévias em Eduardo Leite, governador do Rio Grande Sul. Ele seria o nome para ser vice de Pacheco ou em qualquer outra chapa presidencial.
É senso comum nos bastidores do PSDB que Aécio fará o possível para evitar que o governador João Doria (SP), oponente de Leite, seja candidato a presidente em 2022.
Alguém próximo de FHC avisa: ele está firme com o partido, mesmo após ter manifestado apoio a Lula em eventual segundo turno, porém, não quer nem tem forças para negociar alianças ou montar palanques.
Em São Paulo, a saída de Geraldo Alckmin do PSDB dispensa comentários sobre o nível de desentendimento no partido.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf