Bolsonaro ataca vacinas e volta a exaltar “cloroquinas”
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro voltou a colocar em dúvida a eficácia das vacinas contra a covid-19 e defendeu que quem for diagnosticado com a doença mesmo após completar o esquema vacinal faça algum tipo de “tratamento complementar” para evitar sintomas mais graves da enfermidade.
Desde o início da pandemia, Bolsonaro propaga a utilização de remédios comprovadamente ineficazes contra a covid-19 como forma de tratamento à doença, dentre eles hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina. Nesta quinta-feira (12/8), ele induziu que essas medicações podem surtir mais efeito do que os imunizantes fabricados para combater o novo coronavírus.
“Se você já tomou as duas doses, estiver sentindo sintomas e porventura tiver sido reinfectado, procure um médico. Veja o que ele vai te receitar. Procure fazer um tratamento complementar, mesmo vacinado. Com a vida não se brinca. Muitas pessoas têm perdido a vida por covid mesmo após a segunda dose. Procure um médico. Quem sabe ele te recomende algum tratamento”, opinou o presidente, durante live nas redes sociais.
O presidente não mencionou o caso de Tarcísio Meira, ator que morreu nesta quinta-feira em consequências da covid. O artista havia tomado as duas doses de imunizantes, mas não resistiu aos efeitos do novo coronavírus.
Durante o vídeo, Bolsonaro omitiu o nome dos remédios que seriam “complementares” para evitar que a transmissão fosse interrompida por propagação de notícias falsas. Mesmo assim, em alusão à hidroxicloroquina, disse que “esse medicamento está salvando vidas”. “Pessoas que estavam intubadas foram salvas. O remédio vai ter a comprovação científica, eu desconfio que já tem, falta só a assinatura”, afirmou, sem apresentar provas.
O presidente ainda comentou que tratamento alternativo “não faz mal nenhum”. “Procure um médico, veja o que ele vai te receitar, não siga o protocolo do Mandetta. Siga um tratamento complementar”, reforçou. Ao mencionar o “protocolo do Mandetta”, Bolsonaro refere-se ao período inicial da pandemia, quando o ex-ministro da Saúde recomendava que as pessoas só procurassem atendimento quando tivessem sintomas mais severos de covid.
Em depoimento à CPI da Covid, Mandetta disse que a orientação tinha como finalidade evitar o contágio por covid. Esse procedimento, esclareceu o ex-ministro, é adotado quando existe um quadro inicial de virose. A partir do momento que se decretou a transmissão comunitária de covid, outras diretrizes passaram a valer.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf