Bolsonaro quer saber como criar empregos sem tirar direitos trabalhistas
Foto: Igo Estrela/Metrópoles
“Como é que gera emprego com essa CLT aqui? Alguém é patrão aqui? Vocês sabem o que é dificuldade. Como que gera emprego com a CLT tão rígida dessa forma?”, questiona o presidente aos simpatizantes. A conversa foi gravada e publicada por um canal simpatizante ao governo.
Bolsonaro disse receber críticas ao falar sobre o assunto: “Quando eu falo sobre CLT o pessoal se volta contra mim: ‘Quer acabar com direitos’. Todo mês chegam milhares de norte-americanos aqui pra trabalhar com estabilidade no emprego, que nem eu. Quem vai pra lá não volta mais pra cá”, afirmou o mandatário.
A taxa de desemprego no Brasil, foi de 14,6% no trimestre fechado em maio (março, abril e maio), o que aponta que o índice permaneceu praticamente estável em relação ao trimestre encerrado em fevereiro (14,4%). Na prática, são 14,8 milhões de brasileiros em busca de trabalho no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada no fim de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já a população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu 1,2 milhão, puxada pelo contingente de ocupados (86,7 milhões). Este índice subiu em 809 mil, o que representa um aumento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior.
Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) nesta quinta-feira (29/7), esse número decorreu de 1.601.001 admissões e 1.291.887 desligamentos. O país fechou o mês de junho com saldo de 309.114 novos postos de trabalho com carteira assinada. De acordo com a pesquisa, contudo, houve redução na média salarial.
Em relação à remuneração dos brasileiros, o salário médio de admissão em junho foi de R$1.806,29. Comparado ao mês anterior, houve redução real de R$ 1,59.
Quanto à fala do presidente sobre a chegada de norte-americanos no Brasil, segundo o relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey” (Jolts), divulgado no começo de agosto deste ano, o número de vagas de trabalho nos Estados Unidos subiu, entrou para a série histórica e chegou a 10,073 milhões, em junho. As contratações aumentaram para 6,7 milhões; já as demissões foram a 5,6 milhões.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf