Ciro Nogueira deixará governo se Bolsonaro não parar radicalização
Foto: Isac Nóbrega/PR
O discurso de posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi visto por aliados como uma espécie de limite para a participação dele no governo: se não houver um movimento do próprio presidente Jair Bolsonaro de abrir um diálogo institucional, Ciro terá dificuldade de atuação e, neste cenário, não terá compromisso em ficar no governo.
Parlamentares próximos ao novo ministro avaliam que ele deixou explícito o compromisso com a democracia.
A própria citação no discurso ao ex-senador e ex-ministro da Justiça Petrônio Portela, conhecido pela atuação na distensão política durante a ditadura militar, foi interpretada como um modelo de atuação de Ciro Nogueira.
“Ciro Nogueira vai para o governo com a função de dialogar. Ser um canal institucional com os poderes, inclusive com o Judiciário”, disse ao blog um interlocutor do ministro.
No discurso, Ciro afirmou que será o “amortecedor” para “estabilizar” e “diminuir tensões”.
“Eu gostaria que toda vez que vossa excelência me visse, lembrasse de um amortecedor. Acho que é assim que posso ser mais útil ao Brasil, ao governo de vossa excelência, à política e às instituições neste momento de grandes trepidações. Eu quero contribuir tal qual aquele equipamento, que pode estabilizar, diminuir as tensões, ajudar para que esta viagem seja mais serena, estável e confortável para todos”, disse Ciro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf