Clima de fim de festa na CPI da covid
Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado
Depois de reuniões pouco produtivas e brigas entre os senadores do chamado G7, a CPI da Pandemia dará início a mais uma semana de depoimentos nesta terça-feira, em clima de fim de festa.
O grupo majoritário da comissão tem lidado com insatisfações internas diante de tantas frentes abertas contra o presidente Jair Bolsonaro, o que sacramentou a antecipação do fim da CPI para o mês que vem.
A escalação desta semana demonstra a crise de irrelevância que tem atingido a comissão, instalada há quase quatro meses. Na terça, os senadores vão interrogar Emanuel Catori, um dos sócios da farmacêutica Belcher; na quarta, Roberto Pereira Ramos Júnior, presidente do FIB Bank; e na quinta, Francisco Araújo, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal.
Catori foi convocado para explicar detalhes da negociação da venda da vacina chinesa Convidecia, do laboratório Cansino, por intermediação da Belcher. O empresário já participou de lives com os bolsonaristas Luciano Hang e Carlos Wizard.
Já o depoente de quarta, Roberto Pereira, é sócio do banco que teria emitido uma carta de fiança irregular apresentada pelo Precisa Medicamentos ao Ministério da Saúde, na negociação da vacina indiana Covaxin.
Na quinta, Francisco Araújo, que foi preso na operação Falso Negativo, deverá ser questionado sobre o esquema de corrupção que teria sido montado na secretaria para a compra de testes rápidos da Coivd-19.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf