Está mantida a realização do Grito dos Excluídos em SP
Foto: Edilson Dantas
Apesar de o governador de São Paulo, João Doria, ter anunciado a proibição do ato anti-Bolsonaro, marcado para o dia 7 de setembro, no Vale do Anhangabaú, os organizadores não abrem mão de realizar a manifestação. Doria liberou apenas a mobilização a favor do presidente, que será realizada na Avenida Paulista. “Um absurdo o governo de São Paulo impedir a manifestação democrática em favor de um ato golpista, que defende intervenção militar, que é contra a democracia”, critica Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP). “Nossa manifestação está mantida”.
O governador argumenta que a realização dos dois atos no mesmo dia e horário, mesmo em locais diferentes, “põe em risco a segurança dos manifestantes” e “divide o esforço de segurança pública”. A proibição vale para todo o estado de São Paulo.
Apesar disso, os organizadores da manifestação contra Bolsonaro começaram na manhã de hoje a panfletagem para divulgar a mobilização, que reúne o tradicional “Grito dos Excluídos”, que acontece há 26 anos, e o movimento “Fora, Bolsonaro”.
“Argumentar que não tem como garantir a segurança de mais de um ato é uma declaração de incompetência de João Doria”, avalia Bonfim. “Ele cotidianamente diz que se orgulha da polícia de São Paulo que é a mais bem preparada e a mais competente do Brasil. Se é assim, como não tem condições de garantir a segurança de duas manifestações, algo que já ocorreu em São Paulo?”.
O coordenador da CMP diz que quem for ao Vale do Anhangabaú no dia 7 será orientado a se deslocar sempre em grupo em grupo e não aceitar provocações de bolsonaristas, entre outras precauções. Mas destaca que o dever e a atribuição legal garantir a segurança dos manifestantes é do governo estadual, já que o direito de manifestação e de reunião que está garantido na Constituição Federal. A entidade vai, inclusive, entrar com ação na Justiça para preservar esse direito.
“O direito de fazer ato na Paulista no dia 7 caberia a nós da oposição, a nós do campo democrático popular”, afirma Bonfim. “Mas o governador cedeu a Paulista para grupos antidemocráticos, que defendem intervenção militar e o fechamento do Congresso. Ele cedeu por chantagem e por não interpretar corretamente uma orientação judicial”.
Bonfim lembra que Doria “é governador e não imperador de São Paulo”. “Imagina se a moda pega e daqui para afrente passamos a depender de autorização do governador para fazer um ato?”, questiona. “Essa discussão está acontecendo por causa de manifestação contra Bolsonaro, mas e no dia que tiver mobilização pró-Doria e contra Doria, vamos nos tornar refém dele para nos manifestarmos?”. Para ele, isso é inaceitável tanto do ponto de vista político quanto constitucional.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf