Governo pressiona Alcolumbre a sabatinar Mendonça
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O Palácio do Planalto aposta que a resistência do presidente do na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP) em dar andamento à indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF) está perto do fim. A avaliação de auxiliares de Jair Bolsonaro é que o senador não tem mais justificativa para não pautar a sabatina e começa ser pressionado não apenas por aliados do governo, como também por integrantes da Corte que está com um membro a menos desde a aposentadoria do ministro Marco Aurélio de Mello, no início de julho.
No governo, o sentimento é que, superada a barreira que vem sendo criada por Alcolumbre, Mendonça será aprovado tanto pela CCJ quanto em plenário. Nas contas do Planalto, o ex-chefe da Advocacia-Geral da União conseguiu aumentar o número votos, apesar da crise entre os Poderes. A tensão foi intensificada na sexta-feira com o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, apresentado pelo presidente Bolsonaro ao Senado.
A cúpula do governo tem criticado a resistência de Alcolumbre com o argumento de que ele ainda não se desapegou do cargo de presidente do Senado. O senador sonhava em ser reconduzido ao posto, mas foi impedido por uma decisão do STF.
O nome preferido de Alcolumbre para a Corte era o procurador-geral da República, Augusto Aras, que está sendo sabatinado nesta terça-feira na CCJ para ser reconduzido ao cargo. Ex-presidente do Senado, Alcolumbre ainda prefere o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, a Mendonça.
Nesta terça-feira, em entrevista a Rádio Farol, de Alagoas, Bolsonaro disse que as pressões são naturais, mas não abre mão da indicação. Mendonça foi o escolhido para a Corte por, além de ter demonstrado lealdade ao presidente, se encaixa no perfil “terrivelmente evangélico”, prometido por Bolsonaro.
Disputa entre tucanos: Ao rebater ataques, Aécio diz que Doria tenta ‘comprar’ PSDB: ‘desqualificado’ e ‘oportunista’
— É natural as pressões, porque senadores querem indicar nomes também. Só que essa prerrogativa eu não abro mão. E acredito que a maioria dos senadores brevemente venha aprovar o nome do André Mendonça lá no Senado e ele possa, então, ocupar uma cadeira que está vaga no momento lá no Supremo Tribunal Federal, para o bem de todo o Brasil — disse Bolsonaro.
Após a sabatina de Aras na CCJ nesta terça-feira, os governistas devem intensificar as reivindicações para que Alcolumbre dê andamento à indicação de Mendonça. O argumento é que com o fim da tramitação, a pauta do colegiado estaria livre para a apreciação do processo do ex-advogado-geral da União. Lideranças evangélicas também prometem aumentar a pressão nos próximos dias.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf