Grande empresariado diz que não aceita golpe
Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images
Depois das reiteradas manifestações do presidente Jair Bolsonaro colocando em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, grandes empresários tomaram a iniciativa de tomar as páginas dos jornais nesta quinta-feira, 05, para defender as eleições e a Justiça eleitoral. Nomes como Frederico e Luiza Trajano, da Magazine Luiza, Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, Horácio Lafer Piva, da Klabin, Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura, Carlos Jereissati, do Iguatemi, e Luis Stuhlberger, do Fundo Verde, estão no manifesto. Ainda assinam economistas como Armínio Fraga, Elena Landau, Pedro Malan, Ilan Goldfajn, Persio Arida, André Lara Resende e Maria Cristina Pinotti. São cerca de 250 nomes que assinam o texto. Em nenhum momento o texto cita o nome do presidente, mas nem é preciso.
Os empresários, intelectuais, acadêmicos, economistas, banqueiros dizem que confiam na Justiça eleitoral e no voto eletrônico e que a sociedade brasileira não vai aceitar “aventuras autoritárias”. Ontem mesmo, ao se manifestar sobre a decisão do Supremo de colocá-lo sob investigação no inquérito das fake news por conta dos ataques ao sistema eleitoral, Bolsonaro disse que tinha um antídoto e que não estava “nas quatro linhas da Constituição”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf