Lula diz que aumento no Bolsa Família não elegerá Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não tem procurado militares para conversar e desmentiu que seus interlocutores estejam buscando uma aproximação das Forças Armadas. Lula disse que só negociará com os militares se for eleito presidente novamente, em 2022.

“Eu não tenho conversa com militares. Não há por que conversar com militares, com o Ministério Público, com a Polícia Federal. São instituições de Estado, que têm funções a cumprir e têm que respeitar o regulamento e a Constituição”, disse o ex-presidente durante entrevista à imprensa, no Recife. “Quando eu ganhar, vou conversar, porque aí eu vou ser chefe deles e vou dizer o que eu penso e qual é o papel deles.”

Em meio a ameaças do presidente Jair Bolsonaro à democracia, Lula disse que as Forças Armadas “não devem se meter em política”. “Se quiser se meter em política, tira a farda e vai ser candidato a qualquer coisa”, afirmou. “Quero que estejam fortes, bem armadas, para não deixar ninguém meter o bedelho.”

O ex-presidente criticou o alto número de cargos de confiança preenchidos por militares no governo Bolsonaro e disse que o presidente está desprestigiando as Forças Armadas. Lula citou ainda as denúncias envolvendo militares no Ministério da Saúde na compra de vacinas, investigadas pela CPI da Covid.

O petista disse que quando foi eleito para seu primeiro mandato, em 2002, “não conhecia um único militar” e afirmou que seguiu a hierarquia e as regras vigentes para escolher os três comandantes das Forças Armadas, ao nomear o “primeiro da fila”. “Assim eu fiz e governei sem problema nas Forças Armadas.”

Questionado sobre as ameaças feitas por Bolsonaro de que não aceitará o resultado eleitoral em 2022, Lula disse que é “bravata”. “Não pode aceitar que um bravateiro, que não tem generosidade, que não tem amor, continue a presidir esse país. Pode ficar certo que as eleições vão acontecer, alguém vai ganhar e ele vai cair fora para nunca mais voltar porque ele não tem nada de humanismo para governar o país”, disse.

Lula começou no domingo uma viagem por Estados da região Nordeste, para costurar alianças políticas para 2022 e falar com movimentos populares e aliados. Depois de Pernambuco, irá para o Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia até o dia 26.

No Recife, Lula defendeu o aumento do Bolsa Família e disse que a oposição luta por um benefício de R$ 600. O petista criticou a decisão do governo de mudar o nome do programa social para Auxílio Brasil e disse que Bolsonaro terá dificuldade em transformar o reajuste do benefício social em votos. Ele não mencionou alternativas fiscais que sustentem um aumento deste porte.

O presidente tem prometido aumentar em ao menos 50% o valor médio do benefício, que hoje está em cerca de R$ 190. “Fico feliz se acontecer de verdade. Que o povo possa receber um pouco mais de dinheiro”, afirmou. “Jamais vou falar contra”, disse, sobre a promessa de Bolsonaro com o Auxílio Brasil.

Para o petista, é uma “coisa pequena” mudar o nome do programa. “A grande lição que ele vai aprender é que o povo vai receber [o benefício] e o povo vai votar contra ele”, disse o ex-presidente. “Não é possível brincar com a pobreza”. O ex-presidente afirmou ainda que Bolsonaro poderia ter dado o aumento no benefício há mais tempo.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf