Lula tem o dobro dos votos de Bolsonaro na Bahia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Bizerra Jr./EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na Bahia, estado que é reduto tradicional de votos nos candidatos petistas. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Lula tem 47,1% das intenções de voto contra 23,7% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A pesquisa estimulada mostra, na sequência os nomes do ex-ministro Ciro Gomes (8,7%), do ex-juiz Sergio Moro (3,8%), do governador paulista João Doria (2%) e do presidente do Senador Rodrigo Pacheco (0,6%).

O instituto também testou um cenário sem Lula, com o governador Rui Costa em seu lugar na disputa. Nesta hipótese, o petista lidera em seu estado com 32,7%, seguido por Jair Bolsonaro, que tem 24,2%. Ciro Gomes soma 13,3% das intenções de voto, enquanto Moro tem 4,5%, Doria, 3,7% e Pacheco 1,2%.

A presença de Lula na campanha de Jaques Wagner, pré-candidato do PT ao governo da Bahia também é capaz de alterar a disputa pelo Palácio da Ondina. Embora o ex-prefeito de Salvador ACM Neto lidere com folga nos cenários pesquisados, Wagner se aproxima do demista quando seu nome é associado ao apoio de Lula.

O instituto mediu ainda a popularidade de Bolsonaro no estado: 22,9% consideram o governo federal ótimo ou bom; 20% acham regular; 56% classificam a administração do capitão ruim ou péssima – 1,2 não sabe/não opinou. Desaprovam o governo Bolsonaro 62,7%, enquanto 32,7% aprovam – 4,6% não sabe/não opinou.

Com o governador Rui Costa, que apoiará Wagner à sua sucessão, a situação se inverte: 50,9% dos baianos consideram a administração petista ótima ou boa; 27,1% a considera regular e 20,3% acham ruim ou péssima – não sabe/não opinou soma 1,6%. Quanto à aprovação, 66% aprovam a gestão de Costa enquanto 28,9% a desaprovam – 5,1% não sabe/não opinou.

O instituto ouviu 2.008 eleitores entre os dias 4 e 7 de agosto através de entrevistas telefônicas. A margem de erro é estimada em dois pontos para mais ou para menos.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf