
Manadas bolsonaristas atacam Barroso por indiciar Bolsonaro
Foto: Ailton de Freitas/ Agência O Globo
Grupos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se uniram nas redes sociais para promover ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso. Com mais de 230 mil menções, a hashtag #BarrosoNaCadeia se tornou o assunto mais comentado do Twitter no Brasil. A ofensiva contra Barroso ocorre após a abertura de dois inquéritos no TSE contra Bolsonaro por seus ataques às urnas eletrônicas.
A hashtag contra o ministro do STF foi usada por redes de bolsonaristas e também por políticos como Roberto Jefferson (PTB). Além disso, a plataforma BotSentinel, serviço que identifica contas administradas por robôs no Twitter, identificou pelos menos 158 contas inautênticas ajudando a difundir o ataque.
“Era imprevisível sentir saudades um dia da insegurança jurídica no tempo em que o povo só conhecia Gilmar Mendes. Hoje, mais de 200 mil levantam #BarrosoNaCadeia”, publicou o deputado federal Junio Amaral (PSL-MG).
Era imprevisível sentir saudades um dia da insegurança jurídica no tempo em que o povo só conhecia Gilmar Mendes.
Hoje, mais de 200 mil levantam #BarrosoNaCadeia— Junio Amaral (@cabojunioamaral) August 4, 2021
Outros parlamentares bolsonaristas que costumam fazer investidas contra STF evitaram usar a tag pedindo a cadeia de Barroso, mas também fizeram críticas à decisão de abertura de inquérito contra o presidente da República.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) compartilhou um vídeo do jurista Ives Gandra Martin afirmando que a decisão do TSE é prejudicial à democracia. Já o deputado federal e vice-líder do governo Bolsonaro José Medeiros (Podemos/MT) fez uma série de publicações questionando a decisão de Barroso e acusando o ministro de tentar tirar o presidente do pleito de 2022.
“Essa incomodação do ministro@LRobertoBarroso é atípica pois quem teria que gostar ou não da legislação é quem disputa eleição, tribunal aplica a legislação, como poder moderador da peleja eleitoral”, postou Medeiros.
Essa incomodação do ministro @LRobertoBarroso é atípica pois quem teria que gostar ou não da legislação é quem disputa eleição, tribunal aplica a legislação, como poder moderador da peleja eleitoral.
— José Medeiros (@JoseMedeirosMT) August 4, 2021
A escalada da ofensiva contra Barroso ocorre em meio ao aumento da tensão entre o ministro e Bolsonaro. Após a abertura de duas ações do TSE para apurar seus ataques às urnas, o presidente da República afirmou que não aceitará “intimidações” e que sua “briga” é com Barroso e não com o restante da Corte eleitoral ou do STF.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf