Marinha afasta sargento trans sem explicação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

O juiz federal Daniel Chiaretti, substituto da 1ª Vara Federal de Corumbá, pediu na sexta-feira que a Marinha explique, no prazo de cinco dias, por quais motivos resolveu afastar de seus quadros a sargento Alice Costa, que serve no Hospital Naval de Ladário, na região pantaneira do estado.

Transexual, a militar havia sido autorizada, em julho, a utilizar uniformes e corte de cabelo femininos enquanto estivesse em serviço. A decisão inédita foi do próprio Chiaretti, que agora quer uma justificativa para a licença para tratamento de saúde que Alice recebeu, sem motivo aparente, em 10 de agosto.

De acordo com uma petição da advogada Bianca Figueira, que representa a militar, ela foi submetida a uma inspeção de saúde não programada e, em seguida, recebeu recomendação para deixar suas funções por pelo menos 90 dias, sem um motivo oficial.

Informalmente, o caso foi atribuído à ausência de um endocrinologista que pudesse examiná-la, dada a terapia hormonal relacionada ao processo de transição de gênero. Alice, no entanto, já tem o acompanhamento adequado por meio da Fiocruz.

Para Chiaretti, a depender da justificativa, a Marinha poderá ter descumprido a ordem judicial que adequou o cotidiano de trabalho à identidade de gênero de Alice. No início do mês, o TRF-3 (São Paulo e Mato Grosso do Sul) indeferiu um recurso pelo qual a União tentava suspender os efeitos da medida.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf