Movimentos negros e STF discutem agenda eleitoral antirracista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Lideranças de movimentos negros se reuniram com ministros do Supremo Tribunal Federal pra discutir agenda eleitoral antirracistas. Participaram desse encontro os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, a deputada federal Benedita da Silva (PT), a advogada Sheila de Carvalho, o cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior e a socióloga Vilma Reis — os três últimos integram a articulação Coalizão Negra por Direitos, que é um coletivo com mais de 200 organizações espalhadas pelo Brasil.

Nesta quarta-feira (4), a Coalizão Negra por Direitos lança a campanha “Reforma Racista Não”, que pretende pressionar parlamentares a impedirem mudanças propostas pela nova reforma eleitoral. Além disso, o grupo pediu a ampliação da participação de negros nos espaços de poder, além da paridade da representação de pretos com acesso proporcional ao fundo partidário e ao tempo de propaganda partidária e cotas de candidaturas e mandatos negros.

“Em um momento que resistimos à barbárie das mudanças anunciadas na reforma eleitoral, é muito importante que os tribunais reconheçam que essa representatividade é fundamental para o pleno exercício da democracia e da cidadania de brasileiros e brasileiras”, afirma a advogada Sheila de Carvalho, que também integra o Prerrogativas.

Lideranças negras discutem pautas antirracistas com ministros do STF – Divulgação
Sobre a campanha Reforça Racista Não

Voto Impresso:
Com grande histórico de fraudes e apurações demoradas, o voto impresso é um retrocesso para a transparência.

Distritão
O distritão acabaria com a proporcionalidade, ou seja, um voto para um(a) candidato(a), logo quem tem mais dinheiro consegue mais votos, e aumentaria o número de homens, brancos e mais velhos na Câmara e Senado.

Falta de participação
Com a reforma eleitoral as cotas para mulheres já criadas e políticas afirmativas de representatividade não seriam mais uma opção. Limitando a cota para mulheres em 15% e nem citando cotas proporcionais para candidaturas negras.

Notícia Preta

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf