Opas diz que surto de variante delta no Brasil mal começou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ernesto Carriço/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (6), o vice-diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, fez um alerta de que o número de casos confirmados da variante Delta no Brasil é apenas “a ponta do iceberg”.

“É provável que o número vá crescer, importante dizer que a grande maioria dos casos da variante é de assintomáticos ou leves, que não percebem e não são testados”, explicou. Jarbas reforçou, no entanto, que, apesar da transmissão comunitária da cepa, “as medidas de proteção contra o vírus original funcionam contra ela”: “Uso de máscaras é fundamental, assim como evitar aglomerações, especialmente em espaços públicos, higienizar as mãos.”

O vice-diretor-geral da OPAS destacou também que todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – e que são aplicadas no Brasil – são eficazes contra a variante.

“Com dados que estamos vendo do mundo real, as vacinas continuam efetivas, com pequena redução para proteger para formas leves, mas continuam efetivas para proteger contra hospitalizações e mortes, elas reduzem entre 80 e 90% os casos graves e mortes”, contou.

Jarbas Barbosa avalia que a “combinação da variante delta com decisões sobre a reabertura da economia que não levam em conta a gradualidade, podem proporcionar novos picos”: “Já observamos isso em países com bom avanço na imunização, como Chile e Uruguai.”

A grande preocupação com a variante Delta, segundo ele, é com o alto nível de transmissibilidade: “Por exemplo, se ao invés de 100 casos, ela causa 1.000 e 5% deles forem precisar de UTI, teremos 10 vezes mais casos graves, o que pode comprometer os serviços de saúde.”

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf