Planalto vê intenções eleitorais em Pacheco
Foto: Beto Barata/Agência Senado
A crise entre os poderes já dá sinais de qual será a decisão que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre sua candidatura à presidência da República em 2022.
Na avaliação de integrantes do Palácio do Planalto e de lideranças políticas, Pacheco tem investido na agenda de pacificação institucional para também se cacicar para a disputa eleitoral como a “terceira via”, um nome alternativo ao de Lula e Bolsonaro.
Não se trata mais de um segredo. Governadores que estiveram com o presidente do Senado ao longo da semana o descrevem como “candidatíssimo” ao posto.
Pacheco vem ocupando o vácuo de diálogo deixado por Bolsonaro, após o chefe do Executivo alastrar a crise entre os poderes. O presidente do Senado foi o primeiro chefe dos poderes a se mexer para marcar a agenda solicitada pelos governadores. Pacheco também atuou para retomar o encontro entre ele, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e o presidente da República. A reunião foi cancelada após os petardos lançados por Bolsonaro sobre a Corte.
Enquanto afaga, age. Pacheco impôs derrotas duras ao presidente e que o irritaram profundamente, segundo aliados. A mais recente foi o arquivamento do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro tinha expectativa que Pacheco demorasse mais para colocar um ponto final no caso e arquivar o pedido.
A aposta do presidente era usar a medida para incensar as manifestações governistas do 7 de setembro. Não por acaso, Bolsonaro declarou que, ao negar o pedido nesta semana, Pacheco “agiu diferente do que agiu no passado”.
Até hoje Bolsonaro também não conseguiu digerir a rapidez com que o presidente do Senado acolheu o pedido do ministro Luís Roberto Barroso para instalar a CPI da Covid. Na ocasião, integrantes do Palácio já afirmavam que o senador usava a comissão para testar seu nome para 2022.
Hoje o maior cabo eleitoral de Pacheco é o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que tenta levá-lo para seu partido para disputar a presidência da República. O senador, no entanto, tem sinalizado que vai adiar ao máximo o anúncio de sua eventual candidatura. Ele não quer ficar tanto tempo na chuva antes da campanha começar e nem virar alvo preferido de Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf