População negra enfrenta dificuldades para se vacinar
Foto: Tarso Sarraf/AFP
Incluídas como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI), as populações quilombolas enfrentam, desde março, uma série de dificuldades para serem vacinadas contra a Covid-19.
É o que indica um mapeamento inédito sobre mais de 445 quilombos brasileiros, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais (Conaq) com apoio da Terra de Direitos e da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).
Mesmo enquanto a vacinação avança em todo o país para além das prioridades, esses territórios passam por problemas no planejamento e na execução da distribuição de doses, bem como na falta de certificação de comunidades específicas. Relatos neste sentido foram colhidos em 54 quilombos pela equipe do levantamento — Minas Gerais responde por 35 dessas notificações.
Há ainda restrições de atendimento a pessoas que, mesmo classificadas como quilombolas, residem em áreas externas às contempladas por motivos diversos. Uma decisão de Edson Fachin no STF já determinou, em junho, que pessoas nesta situação sejam atendidas, caso morem em outras localidades por motivos de estudo ou questões de saúde.
Há, no entanto, uma parcela significativa que ainda permanece de fora: aqueles que se ausentaram dos espaços de origem para trabalhar ou que foram expulsos deles por causa da falta de regularização de terras, um problema agravado durante o governo de Jair Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf