Prédio da Funarte é interditado por instalações precárias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Funarte interditou uma de suas sedes no Rio de Janeiro “por tempo intederminado” por causa de suas “condições físicas e estruturais que colocam em risco a integridade do acervo e das pessoas que nele trabalham e utilizam de seus serviços”.

O prédio de 13 andares, situado na rua São José, no Centro da cidade, abriga parte do acervo da autarquia, que hoje é dirigida por Tamoio Marcondes, o seu sexto presidente em dois anos e meio de governo Bolsonaro.

Ali, está abrigado o maior acervo de teatro da América Latina, e setores especializados em dança, circo, música e artes visuais — são cerca de 1 milhão de documentos, o que inclui também gravações de áudio e vídeo e a memória da subvenção da arte pelo estado desde os anos 1930.

Além do acervo, funcionam outros setores da Funarte no edifício, num total de 4 mil m² de área útil.

Desde 2018 foi constatada a precariedade das instalações, com risco de incêndio por causa da precariedade da parte elétrica e a possibilidade de sobrepeso que pode abalar a estrutura do prédio.

A interdição acontece apenas 20 dias depois do incêndio na Cinemateca Brasileira. O prédio da Funarte é a metáfora perfeita para o descaso com que a Cultura é tratada no govenro Bolsonaro: está mal culdado, largado e desabando.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf