Tanques na porta do Congresso não intimidam, mas irritam

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro receberá nesta terça-feira um comboio de blindados, com direito a tanques de guerra e lança-mísseis. No caminho, o comboio passará em frente à Câmara dos Deputados, onde estará sendo votada a PEC do voto impresso.

Na cabeça do supremo mandatário, a parada militar será uma demonstração de força capaz de intimidar o Congresso e fazer com que a PEC do voto impresso seja aprovada.

Como todo valentão, Bolsonaro não entende o óbvio: só dá demonstração de força quem está fraco. Toda tentativa de demonstração de força é, por definição, uma demonstração de fraqueza.

No último dia 7 de julho, o ministro Braga Netto, em conjunto com os comandantes das Forças Armadas, soltou uma nota ameaçando senadores. Em seguida, o comandante da Aeronáutica, o bolsonarista Baptista Jr., deu uma entrevista ainda mais ameaçadora.

No dia seguinte, o ministro da Defesa mandou avisar, secretamente, a Arthur Lira que, sem voto impresso, “não haveria eleições em 2022”. No mesmo dia, Bolsonaro, afirmou, de público, a mesma coisa. De lá para cá, o presidente só subiu o tom.

Nada disso impediu que o voto impresso fosse derrotado de maneira acachapante na comissão especial. Espera-se que a votação no plenário tenha um placar similar e que o voto impresso seja derrotado com mais de 150 votos de diferença.

Ninguém mais acredita em golpe militar. Se o desfile de intimidação de fato ocorrer, é improvável que tenha o condão de reverter a derrota.

Ao contrário, é mais provável que enfureça os deputados e torne a derrota de Bolsonaro ainda mais devastadora.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf