Variante “africana” do coronavírus vem aí
Foto: Phil Noble/Reuters
Pesquisadores de genética que têm procurado por novas variantes do coronavírus dizem ter encontrado uma nova linhagem preocupante que carrega muitas das mesmas características de outras cepas, incluindo Alfa, Beta e Gama.
A variante que eles estão observando, chamada C.1.2, apareceu em toda a África do Sul, bem como em sete outros países da África, Ásia e Pacífico, relatam os pesquisadores.
Eles ainda não têm certeza se as mutações podem deixar a cepa mais perigosa, mas a C.1.2 carrega mudanças que deram a outras variantes maior transmissibilidade e a capacidade de escapar da resposta do sistema imunológico em algum nível.
Ter mais mutações não significa necessariamente mais perigo – algumas mutações podem enfraquecer um vírus e é a combinação de mudanças que pode definir se um vírus se torna mais eficiente.
Os pesquisadores explicam ainda que uma mutação extra pode cancelar os efeitos de outra.
Mas a equipe, que inclui a virologista Penny Moore, do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, afirma estar acompanhando isso de perto.
“No momento, estamos avaliando o impacto desta variante na neutralização de anticorpos após a infecção por SARS-CoV-2 ou vacinação contra SARS-CoV-2 na África do Sul”, escreveram os pesquisadores em um relatório, publicado online como um pré-print – ainda sem a revisão dos pares.
“Esta variante foi detectada durante a terceira onda de infecções na África do Sul de maio de 2021 em diante e foi detectada em sete outros países na Europa, Ásia, África e Oceania. A identificação de novas variantes do SARS-CoV-2 está comumente associada a novas ondas de infecção.”
É muito cedo para a variante ser designada como variante de interesse ou variante de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), então ela ainda não tem uma designação de alfabeto grego.
A OMS atualmente cita quatro variantes preocupantes, que são mais facilmente transmitidas, afetam a gravidade da doença ou evitam testes, vacinas ou tratamentos: Alfa ou B.1.1.7; Beta ou B.1.351; Gama ou P.1; e Delta ou B.1.617.2.
Variantes de interesse, que têm mutações preocupantes e causaram grupos de doenças, incluem Eta ou B.1.525; Iota ou B.1.526; Kappa ou B.1.617.1 e Lambda ou C.37, de acordo com a OMS.
Maria van Kerkhove, líder técnica da Covid-19 da OMS, observou que muito poucas pessoas diagnosticadas com coronavírus foram infectadas com a variante C.1.2.
“Até o momento, existem cerca de 100 sequências de C.1.2 relatadas globalmente, os primeiros relatos são de maio de 21 da África do Sul”, disse ela no Twitter.
“Neste momento, C.1.2 não parece estar aumentando em circulação”, acrescentou ela. Kerkhove disse que a OMS atualizará as pessoas em seu site e por meio de entrevista coletiva se isso mudar.
“O monitoramento e a avaliação de variantes são contínuos e extremamente importantes para entender a evolução deste vírus na luta contra a Covid-19 e na adaptação de estratégias conforme necessário”, acrescentou ela. Até agora, a variante Delta ainda é dominante, disse Van Kerkhove.
Algumas variantes, como Alpha e Delta, se espalharam rapidamente para se tornar as variantes dominantes em grande parte do mundo.
Outras se espalharam mais regionalmente, incluindo Beta e Gamma. Outras cepas parecem preocupantes, mas causaram apenas surtos esporádicos.
Michael Nedelman, da CNN, contribuiu para esta reportagem.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf