44% da população desenvolveu problemas psicológicos na pandemia
Foto: Free-Photos/Pixabay
Uma nova pesquisa do Datafolha, realizada em agosto, revelou que pouco mais de quatro em cada dez brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia. O levantamento contou com a participação de 2 055 pessoas em 129 municípios de todas a região do país.
Os mais afetados foram as mulheres (53%), jovens entre 16 e 24 anos (56%), indivíduos economicamente ativos (48%), pessoas com alta escolaridade (57%) e aqueles sem filhos (51%). Além disso, 28% apontaram que tiveram diagnóstico de depressão ou outra doença relacionada à saúde mental durante a pandemia de Covid-19, enquanto 46% afirmaram que algum familiar ou amigos próximos tiveram depressão nesse período.
O estudo faz parte da campanha “Bem Me Quer, Bem Me Quero: O diálogo sobre depressão e ansiedade pode salvar vidas”, realizada pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos e pela Viatris, empresa global de saúde, para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Outra conclusão do levantamento foi a de que a conscientização dos brasileiros sobre a depressão não é suficiente. Um em cada dez entrevistados afirmou que não soube agir diante de um conhecido deprimido. A dificuldade de lidar com a situação é ainda maior entre homens e indivíduos que não são economicamente ativos.
A pesquisa indicou também que, entre aqueles que passaram por ansiedade ou depressão durante a pandemia, 14% não tinha ninguém para dar suporte, embora 96% concordassem que a rede de apoio favorece a recuperação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf