Auditores da Receita denunciam pressão dos Bolsonaro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Auditores fiscais da Receita Federal enviaram um ofício ao secretário da instituição, José Tostes Neto, para manifestar sua insatisfação com a demora na nomeação de um novo corregedor-geral. O cargo está vago desde julho, quando encerrou o mandato de três anos do antigo corregedor.
A iniciativa vem após notícias de que o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que passou a ser investigado pelo Ministério Público do Rio no caso das ‘rachadinhas’ a partir de informações da Receita, estaria tentando emplacar o auditor fiscal aposentado Dagoberto da Silva Lemos para o posto. O filho mais velho do presidente nega qualquer tentativa de interferência na nomeação.
Outro nome, o do auditor Guilherme Bibiane Neto, teria sido cotado pelo secretário da Receita, que tem a atribuição para fazer a indicação. O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) diz que a nomeação chegou a ser assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mas não foi publicada no Diário Oficial da União.
A entidade de classe diz que Guilherme Bibiane Neto teve o nome barrado por ‘algum filtro de ordem política’. “A Direção Nacional manifesta seu mais profundo repúdio a qualquer tentativa de ingerência externa na condução da nomeação do cargo de Corregedor-Geral. É inconcebível que para a nomeação de tal cargo, eminentemente técnico, sejam considerados elementos de cunho político, estranhos à capacidade e à experiência”, afirma o Sindifisco.
Em nota, o sindicato também reclamou da ‘falta de transparência’ nos vetos para cargos comissionados de livre nomeação. “Ocorre com alguma frequência situações em que nomes são simplesmente recusados, outras vezes são nomeados e em seguida exonerados, e quase sempre os motivos não são revelados”, aponta.
A preocupação dos auditores em relação ao cargo de corregedor-geral é que o secretário-geral da Receita Federal tenha sido impedido de fazer nova indicação. “Em caso de recusa pelos filtros políticos, como já ocorreu em outras situações, o normal é que o secretário encaminhe um segundo nome. A demora nesse caso, que já chega a dois meses, pode indicar que o secretário teve tolhido o poder de indicação, o que seria gravíssimo”, diz o sindicato.
COM A PALAVRA, A RECEITA FEDERAL
A reportagem entrou em contato com a Receita e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf