Bolsonaro culpa Lula (?!) pelo preço da gasolina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andressa Anholete / Getty Images

Jair Bolsonaro (sem partido) disse, sem apresentar provas, que a responsabilidade pela alta nos preços da gasolina no Brasil é do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a fala, o atual chefe de Estado chamou o petista de “nove dedos”.

Durante a inauguração do Complexo de Captação e Tratamento de Água de Uberlândia, em Minas Gerais, na terça, 31 de agosto, Bolsonaro tentou justificar a alta no preço da gasolina. Em, alguns estados, o valor do litro do combustível chegou a R$ 7 — preço que afeta o planejamento familiar e de empresas.

“Hoje conversei com o novo presidente da Petrobras, general Silva e Luna, que fez um trabalho excepcional em Itaipu Binacional. Ele falou que dívida está praticamente paga, mas custou caro para vocês. O preço hoje tá alto também em função disso, de que um dos últimos presidentes, o 9 dedos, entregou uma refinaria nossa ao governo boliviano. Mais do que entregou: foi combinado antes”, disse Jair Bolsonaro (via Metrópoles).

Ao citar uma conversa que teve com o atual presidente da Petrobrás, Jair Bolsonaro citou uma suposta dívida de R$ 230 bilhões, devido à compra de refinarias que não deram lucro, que teria sido herdada pelo governo federal.

Em outro momento do discurso, Bolsonaro voltou a falar que seu governo não tem culpa na alta da gasolina, e citou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual regulado por governadores.

“Eu repito: o problema é o ICMS. Vi dois governadores agora que dizem que estou mentindo, porque o ICMS é 32% e não mudou nada. Não mudou, mas a Constituição manda botar um valor fixo. Eu tenho um valor fixo para os impostos federais, que não foram reajustados desde janeiro de 2019,” concluiu.

Rolling Stone

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf