Bolsonaro se irrita com discussão entre ministros
Foto: Reprodução/ Metrópoles
Um bate-boca entre o ministro do Turismo, Gilson Machado, e o secretário especial de Cultura, Mario Frias, precisou da intervenção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Durante discussão, há duas semanas em gabinete no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo teve que mandar os dois “calarem a boca”. A informação é do O Globo.
Segundo a reportagem, a confusão, que aconteceu diante de diversos assessores, começou depois de Frias pediu diretamente a Bolsonaro mais autonomia para a Secretaria, que é subordinada ao Ministério do Turismo. A abordagem ao presidente teria incomodado Gilson Machado.
Frias pediu, entre outras coisas, que a secretaria tenha uma Consultoria Jurídica (Conjur) própria. Para ele, o Ministério do Turismo impede mudanças nas diretrizes propostas por ele.
Outra reinvindicação é que Frias passe a gerir os recursos da pasta que comanda. Atualmente, todos os gastos da Cultura precisam do aval do Turismo, incluindo viagens e eventos.
Procurados, nenhum dos dois se manifestaram.
O desentendimentos entre Frias e Machado não é novidade para quem frequenta os corredores do Palácio. Os atritos entre os dois são frequentes desde que Marcelo Álvaro Antonio foi substituído, em dezembro do ano passado.
Frias já havia entrado em conflito com o ex-ministro do Turismo, também por mais autonomia. Na ocasião, conseguiu o comando da Funarte, Ancine, Fundação Palmares e Iphan.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf