Centro-esquerda barra extrema-direita no Canadá
Foto: Dave Chan/Getty Images
O Partido Liberal, do primeiro-ministro Justin Trudeau, venceu as eleições gerais realizadas nesta segunda-feira 20 no Canadá. Com pouco menos de 100% das urnas apuradas, os resultados confirmam que a legenda do premiê continuará no poder, mas seguirá em um governo minoritário, de modo que continuará a depender de outros grupos políticos para tocar sua agenda.
O Partido Liberal lidera a apuração com 158 cadeiras no Parlamento de 338 deputados. Com esse resultado, Trudeau terá três assentos a mais que na legislatura atual, mas 12 a menos que o necessário para a maioria.
Erin O’Toole, líder do Partido Co9nservador, admitiu a derrota ainda na noite se segunda, após a divulgação das primeiras previsões. Falando a apoiadores em seu distrito eleitoral fora de Toronto, o deputado disse que ligou para Trudeau para parabenizá-lo.
O Partido Conservador, que formará a principal oposição, conquistou 119 cadeiras. Ainda de acordo com os resultados parciais, o Bloco Quebequense (BQ) conseguirá 34 assentos, o Novo Partido Democrata (NPD) ficará com 25, e o Partido Verde com dois.
Trudeau convocou eleições antecipadas em agosto, dois anos antes do previsto. O premiê acreditava que estava com sua popularidade em alta por conta da gestão da pandemia e poderia ampliar sua vantagem no Parlamento. A aposta política não deu certo.
A decisão de realizar a votação neste momento foi bastante criticada, especialmente por conta da pandemia. Ao longo das últimas semanas, o desempenho do Partido Liberal nas pesquisas de opinião também foi prejudicado por temas como meio ambiente, a reconciliação com a população indígena, a recepção de refugiados e a defesa dos direitos das mulheres.
Nas eleições de 2019, o Partido Liberal de Trudeau também foi o mais votado, mas não conquistou assentos suficientes para governar sozinho. Desde então a legenda comanda um governo de minoria, que dificulta a aprovação de novas leis e medidas propostas pelo gabinete do primeiro-ministro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf