Golpe do “Coronel Siqueira” faz “vítimas” na internet

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Como se não bastassem os brasileiros serem assombrados diariamente com golpe do PIX, golpe do cartão, golpe do crush, há um novo “golpe” na praça: o do Coronel Siqueira.

Levantamento inédito feito pela equipe do Metrópoles (contém ironia) indica que centenas de brasileiros já tiveram que ler mais de uma vez os tuítes do @direitasiqueira para esclarecer uma dúvida: isso é verdade?

 

A pesquisa feita pela reportagem mostra que algumas pessoas – que talvez não tenham feito essa dupla leitura – caíram na armadilha e foram expostas publicamente.

Entre essas personalidades, está o jornalista Reinaldo Azevedo. Também faz parte da estatística o ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação e ex-senador Cristovam Buarque.

As vítimas não se restringem aos perfis pessoais. Publicações já acreditaram nas irônicas verdades do Coronel Siqueira. Recentemente, o site do jornal Estado de Minas usou a sátira como personagem de uma reportagem.

Isso ocorre porque o perfil usa uma estética crível: o jeito tiozão de usar as redes sociais. Foto de um senhor, emojis (👍🇧🇷) e texto em caixa alta.

Só o estilo, porém, não seria suficiente. O “golpe” é sofisticado e se aproveita do momento em que a realidade está muito próxima do absurdo para ironizar o cenário brasileiro.

Levando em conta que 11 milhões de brasileiros afirmam que a terra é plana e que um em cada quatro brasileiros não acredita que o homem foi à Lua, fica fácil acreditar que alguém acha realmente que o ministro da Saúde não precisa entender… de saúde.

coronel siqueira

Ao Metrópoles, a doutoranda em democracia digital pela universidade espanhola Pompeu Fabra Maria Carolina Lopes de Oliveira explica que é normal algumas pessoas se confundirem, porque elas precisam lidar com uma grande quantidade de informações diariamente.

“Estamos vivendo também em um momento de mudança na forma de se comunicar. A sátira, a ironia, que antes víamos nos programas de TV e nas tirinhas de jornal, estão agora na internet em forma de memes e em personagens como o Coronel Siqueira. É um ambiente de desordem informacional que ainda confunde muita gente”, diz.

Apesar de confundir, porém, o perfil não pode ser considerado desinformativo, defende a pesquisadora, porque a intenção ali é satírica, “não é de manipular ou obter ganhos políticos, como seria no caso de uma fake news convencional”.

Como a zoeira nunca acaba, além de Twitter, Instagram e Facebook, o Coronel Siqueira é atuante no ramo do áudio. Recentemente, ele criou uma playlist para os telespectadores acompanharem o depoimento do ex-ministro Eduardo Pazuello na CPI da Covid. A lista reuniu 64 clássicos da música em enaltecimento ao silêncio.

Já diz o Isaías, o golpe tá aí, cai quem quer (ou quem não está ligado)!

 

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf