Governador bolsonarista empregou esposa de Arthur Lira
Foto: Reprodução
Um dos principais governadores aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) empregou, como secretária adjunta da Representação Estadual no Distrito Federal, a esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas). Antonio Denarium (Progressistas), como é conhecido o governador de Roraima, nomeou Ângela Maria Gomes de Almeida Lira em julho, com salário de R$ 14 mil líquidos. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o governo de Roraima, a principal tarefa da pasta é a interlocução com as diferentes instituições com as quais o estado se relaciona em Brasília. A chefe da esposa de Lira também é apoiadora do presidente. Gerlane Baccarin é a secretária responsável pela pasta da Representação Estadual.
O marido de Baccarin é amigo próximo do presidente da Câmara e deputado federal. Hiran Gonçalves também é do mesmo partido de Lira e do governador de Roraima, Progressistas, além disso é simpatizante de Bolsonaro.
Denarium, assim como Bolsonaro, era do Partido Social Liberal (PSL) e hoje está sem partido. Nos atos do 7 de Setembro, o gestor foi às ruas defender o mandato do presidente. Ele foi um dos poucos governadores a acatar o pedido do chefe do Executivo para que zerassem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre a gasolina e o gás de cozinha.
Em resposta à reportagem da Folha, o governo de Roraima disse que a nomeação foi feita em virtude de que Ângela é “administradora experiente, já tendo passado por várias instituições, como Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa de Alagoas, além de ter excelente trânsito em Brasília”.
Lira e Ângela estão envolvidos em uma investigação sobre supostos funcionários fantasmas no gabinete de Lira, na Assembleia de Alagoas, quando era deputado estadual. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas no âmbito da Operação Taturana, por suposto recolhimento de salários de funcionários e uso dos valores para empréstimo.
Na esfera cível, Lira foi condenado por improbidade administrativa e recorreu. No âmbito criminal, o parlamentar foi absolvido, mas, da mesma forma, o Ministério Público recorreu da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf