Imprensa britânica critica Johnson por encontro com Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR
O encontro do Primeiro-Ministro britânico Boris Johnson com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (20/9) — durante uma reunião que antecedeu a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas — em Nova York, nos Estados Unidos, foi motivo de críticas nos principais tabloides ingleses. Um dos destaques nos jornais foi o fato de Bolsonaro ter “balançado o dedo” a Boris durante a confirmação de uma negativa do recebimento de vacina contra a covid-19.
O portal Daily Mail — que inclusive se encaixa no prisma de centro-direita na política britânica — lembrou que Boris “implorou” para Bolsonaro receber a AstraZeneca, mas recebeu como resposta um “ainda não” balançado o dedo. O portal ainda fez um breve histórico de falas negacionistas de Bolsonaro, como o episódio em que o presidente brasileiro insinua que a vacina da Pfizer vai “transformar pessoas em jacaré”.
Já o The Mirror, pontuou que Boris afirmou estar “encantado” por ter conhecido Bolsonaro e ironiza: “o presidente brasileiro já disse ‘ser incapaz de amar um filho gay’ e que já descreveu uma parlamentar como ‘não digna’ de ser estuprada”. O jornal também pontuou que Boris estava “frustado” por não conseguir emplacar uma pauta sobre as mudanças climáticas, enquanto Bolsonaro é um “cético das mudanças climáticas”.
O The Guardian fez críticas mais fortes ao próprio Boris, que disse ao presidente brasileiro que “a vacina é ótima enquanto não usa máscara”. Um dos mais tradicionais jornais britânicos também pontua que Bolsonaro é o único presidente do G20 que afirma não ter tomado a vacina. O The Guardian lembra também que primeiro-ministro britânico afirmou a Bolsonaro que tinha planos de visitar o Brasil, mas que a explosão da pandemia o forçou a mudar de planos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf