Mais um Bolsonarista suspeito de corrupção
Foto: Alan Santos/PR
Preso na manhã desta terça-feira com mais de 400.000 reais em dinheiro vivo em uma operação deflagrada pela PF, o prefeito de São Mateus (ES), Daniel Santana, chamou atenção há pouco mais de três meses durante um evento oficial com a presença de Jair Bolsonaro, na cidade capixaba.
Bolsonarista, o prefeito quebrou o protocolo ao discursar por mais de 20 minutos e fez questão de homenagear o presidente com uma placa. Além disso, chamou um artista da cidade para cantar uma “pisadinha” que fazia referência à parceria entre Bolsonaro e o “prefeito da periferia”. O refrão repete “o mito chegou”.
De acordo com a Polícia Federal, a Operação Minucius desmantelou uma organização criminosa dedicada ao cometimento de fraudes licitatórias, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A investigação obteve provas indicando que o prefeito de São Mateus organizou um modelo criminoso estruturado dentro da administração municipal para cometer vários crimes, que começou no seu primeiro mandato (2017-2020) e se perpetuou no atual.
A PF constatou que houve direcionamento fraudulento de licitações nos segmentos de limpeza, poda de árvores, manutenção de estruturas e obras públicas, distribuição de cestas básicas, kits de merenda escolar, aluguel de tendas, dentre outros. E que algumas delas contavam com verbas federais que deveriam ter sido aplicadas no combate à pandemia de Covid-19. As empresas vencedoras deveriam pagar entre 10% e 20% do valor de cada contrato em propinas. No total, foram identificados cerca de 43 milhões em contratos celebrados pelo município.
Em tempo: no fim de agosto, outro prefeito bolsonarista, Gilmar João Alba, de Cerro Grande do Sul (RS), foi flagrado com 505 mil reais em espécie no aeroporto de Congonhas (SP) e foi alvo de uma ação da PF dias depois.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf