Médicos que denunciaram Prevent terão que responder na Justiça
Foto: Reprodução
O jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch disse hoje no UOL News que os médicos da Prevent Senior que estão envolvidos nas denúncias contra a operadora de planos de saúde podem responder civil, criminal e administrativamente pelos seus atos.
“Os médicos sempre vão poder alegar coação irreversível, mas não existe essa hipótese. Existe a responsabilidade civil e a responsabilidade criminal do médico, que, por ação ou omissão, deu causa adiante”, afirmou Maierovitch.
A Prevent Senior é alvo de investigações no Ministério Público, na Polícia Civil e na CPI da Covid. A operadora é acusada de supostamente pressionar seus médicos conveniados a tratar pacientes com medicamento do chamado “kit covid”, que não têm eficácia comprovada contra o novo coronavírus.
A empresa também é suspeita de ter conduzido um estudo sobre a hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 sem avisar pacientes nem seus parentes. Tal estudo teria omitido mortes, influenciando o resultado para dar a impressão de que o medicamento seria eficaz.
Tudo está naquele contexto de charlatanismo de se enganar familiares que não sabiam dos tratamentos. Isso é tudo crime. Existem crimes pesados
Wálter Maierovitch
Maierovitch afirma também que os familiares dos pacientes da Prevent Senior podem procurar a Justiça. A operadora também é suspeita de ter ocultado informações relativas à covid-19 em atestados de óbitos de vítimas da doença.
“Os pacientes podem, com base em documentos, no que ficar caracterizado a responsabilidade, (ajuizar ação) não só contra a Prevent Senior, mas também contra a União”, afirmou o jurista.
Maierovitch fala em “pacto diabólico” entre a Prevent Senior e o governo federal para reforçar a responsabilidade da União nas denúncias contra a operadora.
Ontem, em depoimento à CPI da Covid, a advogada Bruna Morato, representante de um grupo de médicos e ex-médicos da operadora que denunciaram a empresa, afirmou que a Prevent Senior acreditava que não seria fiscalizada pelo governo federal por causa da existência de um “pacto” com supostos integrantes do chamado gabinete paralelo do governo federal.
Cada vez está mais claro que tudo sai desse gabinete, por orientação do Poder Executivo. Evidentemente existe a responsabilidade também da União
Wálter Maierovitch
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf