Oposição diz que Bolsonaro envergonha o país na ONU
Foto: Reprodução
Membros da oposição ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) criticaram nesta 2ª feira (20.set.2021) a foto do presidente e da comitiva brasileira em Nova York comendo do lado de fora de um restaurante. Por não estar vacinado contra a covid-19, o chefe do Executivo não pode frequentar espaços fechados na cidade.
Por volta das 10h30, o termo “vexame” entrou nos trending topics do Twitter, como um dos assuntos mais comentados. Os críticos ao Planalto também classificaram o episódio como vergonhoso.
A metrópole norte-americana passou a exigir no início de setembro a imunização completa para que as pessoas circulem em ambientes fechados, incluindo restaurantes e museus. É necessária a apresentação da carteira de vacinação. Bolsonaro alega que não tomou as doses da vacina. Por outro lado, a cidade não exige o uso de máscaras nesses espaços.
Segundo o ministro Fábio Faria (Comunicações), foi escolha do próprio presidente comer na pizzaria. “Ele é assim mesmo, simples”, declarou. “O resto é FAKE NEWS intencional”.
Bolsonaro discursa nesta 3ª feira (21.set.2021) na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
O candidato do PT à Presidência da República em 2018, Fernando Haddad, disse que “Bolsonaro não perde uma oportunidade de errar e nos envergonhar”.
O empresário e fundador do partido Novo João Amoêdo afirmou que mais uma vez o presidente faz o “país passar vergonha”. E completou: “Tudo pago com o nosso dinheiro”.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse que o “vexame” de Bolsonaro passa não só pela foto comendo pizza na rua, mas pelo fato de não ter se vacinado. Segundo ela, o presidente usou isso “para se exibir”.
Para o líder da minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), a “vergonha” toma dimensões maiores por Bolsonaro ser, de acordo com o congressista, o único chefe de Estado não vacinado a participar da Assembleia da ONU.
Leia outras reações de outros membros da oposição ao governo:
Deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS):
Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP):
Deputado federal Ivan Valente (Psol-SP):
Deputado federal José Guimarães (PT-CE):
Deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC):
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf