PM do DF ajuda bolsonaristas a invadirem área proibida
Foto: Reprodução
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avançaram sobre a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite de hoje (6), apesar da previsão de bloqueio policial da via na véspera dos atos pró-governo previstos para o feriado de 7 de setembro.
Em nota enviada à reportagem pouco antes das 21h, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que “a entrada daqueles caminhões estava permitida a partir da 00h, tendo sido negociado com a SSP [Secretaria de Segurança Pública]”. A corporação disse também que “eles queriam antecipar a entrada e está sendo negociada esta possibilidade”.
Enquanto a PM ainda tratava a entrada dos militantes como uma “possibilidade”, por volta de 20h30 já começavam a circular vídeos nas redes sociais e no WhatsApp mostrando caminhões acompanhados por dezenas de militantes pró-governo avançando pela Esplanada. Alguns vídeos divulgados perto das 21h já mostravam os manifestantes bem próximos da Praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
As imagens a que o UOL teve acesso não mostram nenhum tipo de oposição da Polícia Militar ao avanço dos militantes e dos caminhões.
Um vídeo divulgado no Twitter pela coluna “Radar”, da revista “Veja”, mostra militantes pró-Bolsonaro desmontando as barreiras colocadas pela PM sem qualquer interferência.
Outro vídeo que circula nas redes e recebido pelo UOL mostra um policial militar de arma em punho, cercado de manifestantes, tentando se afastar de um grupo de pessoas.
“Baixa a arma! Baixa a arma”, grita um homem não identificado na gravação.
Em outro vídeo, um homem mostra a área do Eixo Monumental próxima à Rodoviária de Brasília, no acesso à Esplanada dos Ministérios, tomada de veículos.
“Os caras nesse momento acabaram de furar o bloqueio para carros na Esplanada. Furaram e estão entrando. Caminhões, carros e pessoas”, diz o narrador, que não se identifica, com o som de muitas buzinas ao fundo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf