Prevent Senior teria usado pacientes como cobaias do “kit covid”
Foto: Rubens Cavallari/Folhapress
Uma ex-funcionária da Prevent Senior procurou a Polícia Civil de São Paulo no início de agosto e relatou uma série de irregularidades praticadas nos hospitais da empresa durante a pandemia.
A Prevent Senior está na mira dos senadores da CPI da Covid, que recebeu um dossiê assinado por 15 médicos sobre as supostas irregularidades.
Entre elas, o uso de pacientes como cobaias em uma pesquisa com remédios do chamado “kit Covid” e a omissão de sete mortes de pessoas tratadas com hidroxicloroquina.
A empresa nega as acusações dos médicos e diz que tomará medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis pelo dossiê.
O relato da ex-funcionária, que pediu aos investigadores para não ter o nome revelado por medo de represálias, está no inquérito aberto pela Polícia Civil a pedido do Ministério Público para apurar as mortes de pacientes com Covid-19 nos hospitais da empresa durante a pandemia.
No documento, há citações a suposta retaliação para quem não seguisse a ordens de uso de medicamentos do chamado kit Covid, o uso de máscara pelos médicos somente no atendimento de pessoas com sintomas de gripe e a imposição para que os profissionais trabalhassem mesmo contaminados pelo novo coronavírus.
Sobre a hidroxicloroquina, cuja eficácia no tratamento da Covid-19 não é comprovada, ela afirmou que a “medicação passou a ser adotada a pedido da diretoria em pacientes que chegavam ao hospital com sintomas, mesmo sem a realização de exames para constatação” da doença.
“Relata a colaboradora que diversos médicos que não concordavam com a indicação das medicações impostas pelos diretores, por receio de alguma retaliação acabavam receitando os remédios que não continham comprovação de eficácia por receio de perder o emprego”, diz trecho do relatório da Civil sobre as informações prestadas pela ex-funcionária.
Ela também cita que a Prevent Senior indicava o tratamento precoce com o medicamento como forma de estudo “mesmo a empresa sabendo que não havia comprovação científica” e “sem a realização de eletrocardiograma”.
“Nos foi relatado ainda que tais medidas de combate a pandemia visavam apenas a redução de custos com a internação de pacientes uma vez que o hospital é do próprio convênio e internações geram custos”, diz o relatório.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf